Desmascarando mitos... retinol


Com o lançamento do nosso creme pró-envelhecimento WOWYOUNG , vamos rever os princípios básicos de um cosmético versátil: o retinol. Como sempre, vamos contar de forma simples e clara; desmontando mitos que lemos por aí... e aí você toma as decisões e aplica os cremes que aparecerem no seu caminho.

O que é retinol?

O retinol (ou vitamina A) é um dos ingredientes antienvelhecimento mais estudados e testados ao longo da história da cosmética. A vitamina A é conhecida há muito tempo, mas começou a ser utilizada dermatologicamente na década de 1960. 


O engraçado é que foi descoberto ‘por acaso’ porque estavam testando produtos antiacne e, coincidências da vida, viram como as rugas dos pacientes estavam desaparecendo além das espinhas... assim que fez a ligação e desde então até hoje. 

PARA QUE SERVE O retinol?

Faz com que a pele tenha menos rugas, pareça mais macia, firme e lisa.

Dito assim, muito parecido com um passeio pela casa, é como um treinador que põe a sua pele a trabalhar para que regenere aquilo que perde com a idade (principalmente colagénio, mas também proteínas, factores naturais de hidratação,...) 

É por isso que o retinol aumenta a espessura da epiderme, previne o fotoenvelhecimento, dilui as linhas de expressão,... Mas além de tudo isso, devido à sua capacidade de lançar mecanismos de regeneração celular à la Wolverine, também é ótimo contra acne, poros entupidos, manchas e sardas, melasma, hiperpigmentação,…. Uma música de barco, uau.

Qual porcentagem eu preciso para ser eficaz?

A partir de 0,1% será eficaz na pele e você notará os efeitos ao longo das semanas.  1% de retinol... é para profissionais que já usam há muito tempo e já se acostumaram.

Além disso... ele se passa por médico. Dito isto, com as percentagens que aparecem nos potes há uma grande confusão por três razões

  • Primeiro, porque nem toda a montanha é retinol, mas existem derivados da vitamina A: Retinyl, Retinal,… e nem todos com a mesma ‘potência’. Dependendo do que você usa, você precisará de mais ou menos%.

  • Segundo, porque em laboratórios são feitas novas moléculas de Retinol (Granactive, Retinol Complex,...) para que tenham uma difusão mais lenta na pele, porque o misturam com outros ingredientes ou para minimizar ainda mais possíveis reações. Isso significa que você não pode comparar as porcentagens. 

  • Terceiro, porque é um ingrediente muito caro e alguns profissionais de marketing preferem dizer 'tem retinol' sem explicar a %... e assim promovem o lirili, mesmo que o creme tenha pouco lerele.

Tenho que esperar 12 semanas para ver os resultados?

Sim e não...  Os primeiros sinais são vistos ao final do primeiro mês de uso contínuo.  Eles ficam mais evidentes no final do segundo mês. E não há dúvidas sobre os efeitos no final do terceiro.

Já ouvi dizer que o retinol irrita e descama?

FALSO (MEIO) 

Pode ocorrer em concentrações muito elevadas, produtos que não atenuam os efeitos ou pele extra sensível.

Todos os fabricantes (inclusive nós) avisam com antecedência ao grupo para ter cuidado porque ficamos cagados de medo se alguém postar uma foto nas redes sociais com o rosto vermelho e disser que a culpa é nossa... mas a menos que você faça loucuras, não. vai acontecer com você. 

 No máximo, por alguns dias a área mais sensível dos pés de galinha pode ficar vermelha (e também não há planos de colocar o creme no meio do globo ocular).

Mas, começando aos poucos durante a primeira semana (um dia sim, um dia livre), você não terá problemas.

É VERDADE QUE RETINOL NÃO PODE SER USADO DURANTE O DIA?

FALSO 

Acontece que o retinol é fotossensível, ou seja, perde eficácia se for exposto ao sol. 

Para evitá-lo? Pois bem, use um protetor solar de proteção máxima e pronto.

Mesmo assim, preferimos dizer-lhe para colocá-lo à noite, para que possa deixá-lo agir durante todas as horas que passa dormindo, evitando lavá-lo, tocar-se, esfregar-se...

E QUE OUVI QUE BAKUCHIOL É RETINOL VEGETAL?

Há muito entusiasmo com outro ingrediente – Bakuchiol – que é constantemente comparado ao Retinol… e as comparações são odiosas

Eles são comparados por: 

  1. marketing e 
  2. porque por enquanto PARECE que pode ter efeitos semelhantes na pele 
Bakuchiol é um antioxidante, retarda a degradação do colágeno, é antiinflamatório, pode ajudar na acne... e tudo muito legal, mas a única coisa é que as evidências em estudos científicos para todos os itens acima são muito limitadas e , por enquanto, pouco sólido. 


Vamos lá, o bakuchiol é um ingrediente que promete, mas hoje ainda não se comprovou. Além disso, retinol não precisa ser de origem animal (como no nosso WOWYOUNG, que é sintético) então existem alternativas veganas ao retinol... que ainda são retinol, hehe

E fechando a masterclass expressa de hoje com retinol, só temos a dizer: que Retinol é MOLA e usado com sabedoria como no nosso WOWYOUNG, é seguro, eficaz e garante uma pele mais saudável em questão de semanas. Alguém dá mais?

WOW JOVEM

Cremigel noturno antirrugas com retinol. Minimiza rugas, linhas de expressão e combate a acne.


Siwon
Nós nos saímos bem, certo!