O ritual japonês de Oosouji - limpe sua casa e sua vida para que pequenas coisas venham

Oosouji é o antigo ritual japonês de 'grande limpeza' antes de entrar em um novo estágio ou ciclo.   

Sua mãe chama isso de… limpeza de primavera/troca de guarda-roupa antigo; um fim de semana esfregando e Cristasol. Os japoneses acrescentam um toque extra de Zen e saúde mental, como em tudo que fazem. 

E desde que mudamos a estação, que sua humilde morada se tornou um circo que só falta a tenda e que seu armário é um portal para outra dimensão onde você só encontro meias gordas…  

É o momento perfeito para colocar um pouco de ordem na sua casa... e no que não é sua casa.

10 Dicas para praticar um Oosouji adaptado aos tempos atuais.

1. Um encontro pessoal com @Oosouji (não, não é uma conta OF)

Se você leva tricô a sério e além do bom tempo, reserve o tempo que ele merece. 

Um fim de semana pode ser demais, mas umas boas 6-8 horas, ninguém vai tirar isso de você, então desligue o celular, coloque sua música favorita, um bom agasalho ou roupas que deixe você confortável e jogue fora e… vá para a bagunça!

2. Modo de limpeza automática tipo Roomba: LIGADO

Como um dia catártico espera por você, é melhor não deixar muito espaço para o coco e simplesmente deixar-se fluir e #fuckingclean. 

Os japoneses fazem isso de longe (o último cômodo da casa) para perto (a entrada), de cima para baixo (do cômodo) e no sentido horário. Assim você evita ficar sem rumo de um armário para outro e terá uma ideia clara de quanto falta terminar.

3. O que não contribui é o corte (minimalismo prático)

Arme-se com sacos de lixo (para jogar fora) e caixas (para doar) porque a ideia é encher alguns. 

Todo objeto do passado que já teve seu tempo, uso e função em sua vida... é jogado fora. Menos nostalgia de roupas que você nunca usa e lixo 'por precaução' e mais até mais Mari Carmen! 

4. Passou além, no digital também

Quando terminar a casa, é hora de rever suas redes e memórias removíveis para apagar coisas que não passam pelo nosso filtro de bom gosto neste momento. Fotos com seu ex, comentários que envelhecem regularmente, selfies que nos fazem ranger os dentes...

5. Alho para vampiros emocionais

E já que você está no celular, não se esqueça de jogar fora também todos aqueles relacionamentos vampiros que sugam toda a sua energia e bom humor. Exclua contatos do celular, aplicativos de namoro, bloqueie perfis, silencie conversas do WhatsApp que te deixam mais preguiçoso que os manequins da Zara... . 

A única toxina que nos interessa é Britney Spears.

6. Não devo nada a ninguém

Se você puder e tiver facilidade, tire da sua vida as dívidas pendentes: desde a conta de luz, até os livros e filmes que você pegou emprestado, o tupperware da sua mãe ou o bizum das bebidas do fim de semana passado . 

Saldo zero para sua nova versão de primavera

7.  “Desculpe, não posso em duas semanas"

Não faz mal que você também revise tudo com o que se comprometeu... antes de decidir começar do zero. 

Você não precisa ir àquela reunião de colegas da universidade, àquela reunião, àquele evento... se não tiver vontade. Aprender a dizer não antecipadamente é uma adrenalina viciante e edificante para o novo você.

8.  Reconecte-se com sua zona de conforto

“Saia da sua zona de conforto”, dizem eles. Mas…  

Por quê? Por quê? Não, obrigado. Com o que nos custou construí-lo, mobiliá-lo e manter em ordem tudo o que mantemos em ordem, nem nos dão água quente daqui até que seja necessário. Durante o Oosouji, é melhor nos reconectarmos, montar um altar e dar espaço a todas aquelas coisas que nos fazem sentir seguros e tranquilos.

9. Limpando-se

Além de finalmente dizer adeus aos géis de banho que você roubou naquela escapadela no hotel rural e às garrafas meio vazias, aconselhamos que você termine o dia Oosouji no banheiro com um bom banho e limpeza física abrangente. 

Não só porque, neste momento, você esteve rodeado de poeira o dia todo; mas para dar um toque final a todo o ritual e para que a sua adrenalina diminua e a paz Zen no seu corpo aumente.

10. Oosouji: planeje renovar por dentro e por fora

O próprio fato de arrumar a casa é o menos importante. A limpeza de primavera é a desculpa perfeita para acabar com tudo o que você quer da sua vida e abrir espaço para o resto:  

  • para a tranquilidade de ver tudo limpo e arrumado
  • para uma vida sem estresse
  • à sensação de controle sobre sua vida
  • para o orgulho de um trabalho bem executado só por você
  • vamos ver um antes vs. então, em questão de horas, você terá confiança para enfrentar outras mudanças que levarão mais tempo, mas que você não verá mais como tão 'subidas'

Ouça os japoneses e as mães: dê cera e cera para polir durante a limpeza de primavera.


PS: Um rosto limpo vale mais que 1.000 nus, então se você quiser acompanhar sua limpeza de primavera com um limpador com efeito “Eu como seu rosto”…  

A postagem de hoje é patrocinada pela nossa Splash Foam Party

Um limpador facial que deixa a pele hidratada, macia e limpa de espinhas, cravos e impurezas do dia a dia, enquanto você dá uma festa de espuma com aroma de maçã no banheiro.

SPLASH FOAM PARTY

FOAM FACIAL CLEANSER
 Remove a sujeira e desobstrui os poros sem ressecar a pele. Com o uso diário, os poros ficam desobstruídos e reduzem a aparência, evitando espinhas e cravos.